SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Moralização sobre o uso de álcool entre agentes comunitários de saúdeComportamento inassertivo na dispepsia funcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BANHATO, Eliane F. C. et al. Atividade física, cognição e envelhecimento: estudo de uma comunidade urbana. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 76-84. ISSN 1516-3687.

Um fator importante para o envelhecimento saudável é a atividade, que inclui a prática de exercícios físicos e mentais, individuais e grupais. No Brasil, o estudo dessa relação é ainda pouco explorado. Objetivou-se comparar o desempenho cognitivo de idosos ativos e sedentários residentes na comunidade. Avaliaram-se 394 idosos, com idade média de 71,01 (DP = 8,05) e 6,10 (DP = 4,52) anos de escolaridade, residentes na comunidade. Utilizou-se o Mini exame do estado mental - MEEM, subtestes Dígitos e Fluência Verbal, além de um questionário relativo à atividade física. Os resultados mostraram maioria de idosos do sexo feminino (69,5%), com 43,9% praticando alguma atividade física, e destes mais da metade fazia por vontade própria, principalmente caminhada. Os mais ativos eram mais jovens, obtiveram escores mais altos na avaliação cognitiva e tinham maior escolaridade. Evidenciou-se uma relação estatisticamente significante entre atividade, escolaridade e cognição. Estudos futuros devem explorar a relação dessas variáveis para que políticas efetivas de saúde dos idosos possam ser implementadas.

Palavras-chave : Envelhecimento; Cognição; Atividade física; Memória; Escolaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )