SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Comportamento inassertivo na dispepsia funcionalAnálisis de las acciones de promoción de la salud realizadas por psicólogos en Vitória (ES) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FERNANDES, Andréa Hortélio  y  FREITAS, Luana Alvarez de. Tempos de reforma psiquiátrica: a clínica da recepção e a direção do tratamento no hospital Juliano Moreira, de Salvador - Bahia. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.97-109. ISSN 1516-3687.

A reforma psiquiátrica tem pleiteado mudanças na saúde mental. A oposição à demissão subjetiva induzida pelo modelo manicomial aproxima reforma e psicanálise. Em Salvador, o Hospital Juliano Moreira (HJM), referência na área, era um espaço fértil para uma pesquisa envolvendo as mudanças pleiteadas pela reforma em confluência com a psicanálise, entre elas a clínica do sujeito que propõe o sujeito como resultado de um trabalho clínico. Durante dois anos, a pesquisa, aqui exposta, analisou a presença da clínica do sujeito na triagem e também na direção dos tratamentos no HJM. Em 2006, a observação passiva de 30 triagens mostrou que a presença da clínica do sujeito dependia da escolha dos profissionais. Em 2007, foi identificado, via prontuários, que 63% dos casos só frequentavam o ambulatório de psiquiatria. Constatou-se uma tentativa de implantação de novas práticas de saúde mental, porém tal iniciativa ainda não atinge nem 50% dos casos examinados.

Palabras clave : Saúde mental; Psicanálise; Reforma psiquiátrica; Subjetividade; Sujeito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )