SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Comportamento inassertivo na dispepsia funcionalAnálise das ações de promoção à saúde realizadas por psicólogos em Vitória (ES) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERNANDES, Andréa Hortélio  e  FREITAS, Luana Alvarez de. Tempos de reforma psiquiátrica: a clínica da recepção e a direção do tratamento no hospital Juliano Moreira, de Salvador - Bahia. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 97-109. ISSN 1516-3687.

A reforma psiquiátrica tem pleiteado mudanças na saúde mental. A oposição à demissão subjetiva induzida pelo modelo manicomial aproxima reforma e psicanálise. Em Salvador, o Hospital Juliano Moreira (HJM), referência na área, era um espaço fértil para uma pesquisa envolvendo as mudanças pleiteadas pela reforma em confluência com a psicanálise, entre elas a clínica do sujeito que propõe o sujeito como resultado de um trabalho clínico. Durante dois anos, a pesquisa, aqui exposta, analisou a presença da clínica do sujeito na triagem e também na direção dos tratamentos no HJM. Em 2006, a observação passiva de 30 triagens mostrou que a presença da clínica do sujeito dependia da escolha dos profissionais. Em 2007, foi identificado, via prontuários, que 63% dos casos só frequentavam o ambulatório de psiquiatria. Constatou-se uma tentativa de implantação de novas práticas de saúde mental, porém tal iniciativa ainda não atinge nem 50% dos casos examinados.

Palavras-chave : Saúde mental; Psicanálise; Reforma psiquiátrica; Subjetividade; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )