SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Tempos de reforma psiquiátrica: a clínica da recepção e a direção do tratamento no hospital Juliano Moreira, de Salvador - BahiaAvaliação psicológica de depressão em pacientes internados em enfermaria de hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

IGLESIAS, Alexandra; GUERRA, Bárbara Costa; SOARES, Josélia  e  ARAUJO, Maristela Dalbello. Análise das ações de promoção à saúde realizadas por psicólogos em Vitória (ES). Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 110-127. ISSN 1516-3687.

As práticas de promoção à saúde incluem ações focalizadas na mudança dos estilos de vida e abrangem atividades voltadas ao coletivo e ambiente físico, social, político, econômico e cultural. Elas são realizadas principalmente nas unidades básicas de saúde (UBS), e, muitas vezes, os profissionais psicólogos participam dessas ações. A pesquisa visou analisar as atividades de promoção desenvolvidas pelas UBS em dois municípios do Espírito Santo e a maneira como o psicólogo tem participado dessas ações. Foram entrevistados 48 diretores de UBS - com base em instrumento estruturado desenvolvido pelos pesquisadores - e oito psicólogos, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indiferenciação conceitual entre ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Evidenciam também que os psicólogos das UBS de um dos municípios têm atuado em práticas coletivas e promotoras de saúde, o que representa uma mudança na prática desse profissional que, anteriormente, se restringia ao atendimento clínico individual. A ênfase do município em propostas de ações coletivas na área da saúde parece ter sido importante para impulsionar essa mudança.

Palavras-chave : Promoção à saúde; Prevenção de doenças; Saúde pública; Atenção primária em saúde; Psicólogos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )