SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Analysis of the actions of health promotion conducted by psychologists in Vitória (ES)The practical nurse before death: conceptions of death to practical nurses of oncology and its implications in the work routine and everyday life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GIOIA-MARTINS, Dinorah Fernandes; MEDEIROS, Patrícia Carla da Silva  and  HAMZEH, Sandra Áurea. Avaliação psicológica de depressão em pacientes internados em enfermaria de hospital geral. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 128-141. ISSN 1516-3687.

Este trabalho foi desenvolvido em um hospital geral de São Paulo com o objetivo de realizar uma avaliação psicológica por meio da escala diagnóstica adaptativa operacionalizada (Edao) e do inventário Beck de depressão (BDI), verificando a possibilidade de detectar sintomas depressivos aliados às diferentes patologias de base que motivaram a internação do paciente. Vários são os pedidos de interconsulta por parte da equipe de saúde para que o serviço de psicologia e/ou psiquiatria avalie - e realize as intervenções necessárias - os pacientes internados em enfermarias que se apresentam “tristes, apáticos, chorosos”. Essas solicitações demonstram a importância do diagnóstico dos transtornos depressivos. A depressão está intimamente ligada à baixa aderência ao tratamento médico e à mortalidade. Uma intervenção específica auxilia na recuperação mais rápida do paciente, aumentando sua qualidade de vida e diminuindo os gastos com a internação. Foram sujeitos da pesquisa 29 pacientes adultos, de ambos os sexos, internados em enfermaria de um hospital de São Paulo. Neste trabalho, dois pontos de corte foram utilizados: um escore de 18 a 19 que revela uma estimativa de possível depressão, e um escore acima de 15 que indica disforia e acima de 20 que revela depressão. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, numa visão psicanalítica. Os resultados para o BDI indicam que 13,8% da amostra apresentou possível depressão e 86,2% não apontaram alterações. Os resultados da Edao indicam que 40% da amostra apresentou adaptação eficaz, 30% adaptação ineficaz moderada e 10% adaptação ineficaz severa. Concluiu-se que o BDI demonstrou ser um instrumento de fácil aplicação, portanto eficiente para ajudar a detectar alterações de humor relacionadas à disforia e depressão, bem como a Edao traz para o psicólogo uma avaliação que, em conjunto com o BDI, permite-lhe avaliar o grau de adaptação dos pacientes hospitalizados.

Keywords : Depressão; Edao; BDI; Hospital geral; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )