SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Transfer and therapeutic endpoints psychodynamic in briefExposure to violence as a risk for onset or continuity of antisocial behavior in adolescents from the outs kirts of Sao Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GARZUZI, Yara et al. Perfil comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Prader-Willi e obesidade exógena. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 167-178. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo comparar o perfil comportamental de dois grupos distintos de crianças e adolescentes portadores de obesidade. Dez participantes apresentavam diagnóstico de obesidade exógena (OE) e dez tinham síndrome de Prader- Willi (SPW). A SPW é uma doença genética cujo sintoma comportamental de maior gravidade é a hiperfagia. Os dois grupos foram pareados por sexo e idade, com idade média de 12 anos. Na avaliação do perfil comportamental, foi usado o inventário dos comportamentos de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6-18). Os principais resultados apontaram que, de modo geral, os participantes com obesidade de causas exógenas obtiveram melhores resultados do que os diagnosticados com SPW. Em comparações, em que utilizaram análises de variância (ANOVA) univariadas, observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre os grupos de SPW e OE nas escalas: escola (p = 0,001), problemas sociais (p = 0,012), problemas de pensamento (p = 0,001), problemas de atenção (p = 0,048), comportamento de quebrar regras (p = 0,019), comportamento agressivo (p = 0,003) e transtorno de conduta (p = 0,001). As diferenças encontradas sugerem a necessidade de estratégias de atendimento psicológico para o grupo com SPW.

Keywords : Perfil comportamental; Crianças; Adolescentes; Obesidade exógena; Síndrome de Prader-Willi.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )