SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Transferência e desfecho terapêutico em psicoterapia psicodinâmica breveExposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GARZUZI, Yara et al. Perfil comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Prader-Willi e obesidade exógena. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 167-178. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo comparar o perfil comportamental de dois grupos distintos de crianças e adolescentes portadores de obesidade. Dez participantes apresentavam diagnóstico de obesidade exógena (OE) e dez tinham síndrome de Prader- Willi (SPW). A SPW é uma doença genética cujo sintoma comportamental de maior gravidade é a hiperfagia. Os dois grupos foram pareados por sexo e idade, com idade média de 12 anos. Na avaliação do perfil comportamental, foi usado o inventário dos comportamentos de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6-18). Os principais resultados apontaram que, de modo geral, os participantes com obesidade de causas exógenas obtiveram melhores resultados do que os diagnosticados com SPW. Em comparações, em que utilizaram análises de variância (ANOVA) univariadas, observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre os grupos de SPW e OE nas escalas: escola (p = 0,001), problemas sociais (p = 0,012), problemas de pensamento (p = 0,001), problemas de atenção (p = 0,048), comportamento de quebrar regras (p = 0,019), comportamento agressivo (p = 0,003) e transtorno de conduta (p = 0,001). As diferenças encontradas sugerem a necessidade de estratégias de atendimento psicológico para o grupo com SPW.

Palavras-chave : Perfil comportamental; Crianças; Adolescentes; Obesidade exógena; Síndrome de Prader-Willi.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )