SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Behavioral profile of children and adolescents with Prader-Willi syndrome and exogenous obesityDown syndrome: correlations between clinical aspects end feeding on teens with overweight and obesity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SA, Daniel Graça Fatori de; CURTO, Bartira Marques; BORDIN, Isabel Altenfelder Santos  and  PAULA, Cristiane Silvestre de. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 179-188. ISSN 1516-3687.

A exposição à violência é um conhecido fator de risco para o comportamento antissocial. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre exposição à violência e o desenvolvimento de dois perfis psicopatológicos de comportamento antissocial em adolescentes da periferia de São Paulo. Trata-se de um estudo longitudinal cuja amostra foi composta por 93 adolescentes (11-18 anos) que em 2002 apresentavam problemas de saúde mental e que foram reavaliados em 2007. O desfecho clínico investigado é o comportamento antissocial em nível clínico/limítrofe na escala de externalização do Child Behavior Checklist. Os fatores de risco foram a exposição à violência urbana e doméstica, segundo o questionário de eventos traumáticos. A violência doméstica mostrou-se como único fator relevante para a manutenção do comportamento antissocial, enquanto dois fatores relativos à violência urbana (ter amigo que foi estuprado e/ou ferido com faca) mostraram-se associados ao surgimento do comportamento antissocial. Concluiu-se que o ambiente familiar e uma comunidade violenta parecem ser modelos para a manutenção e o desenvolvimento de comportamentos violentos entre adolescentes.

Keywords : Criança; Adolescente; Violência; Comportamento social; Estudos longitudinais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )