SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Subverting psychological assessment: the use of drawings-stories procedure in a stuttering patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

AROS, Ana Carla Silvares Pompêo de Camargo  and  AIELLO VAISBERG, Tânia Maria José. Clube da luta: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 03-17. ISSN 1516-3687.

Este artigo deriva de uma pesquisa psicanalítica sobre um importante fenômeno clínico que articula despersonalização e desrealização, o qual, sob a pena de Winnicott, é conhecido como "incapacidade de se sentir vivo e real". Trata-se de um fenômeno típico de quadros borderline e psicóticos, cujas manifestações têm se mostrado frequentes na sociedade contemporânea. Utilizou-se como objeto de análise uma narrativa psicanalítica do filme Clube da luta, tomado como um acontecer humano ficcional. Foram criados/encontrados sete campos diversos, integrantes de um campo maior - "ser ou não ser". Estabelecendo interlocuções com Winnicott e Bauman, foi possível concluir que a problemática clínica estudada articula-se intimamente às novas formas de organização da sociedade líquido-moderna, as quais, de modo paradoxal, incrementam um certo tipo de individualismo ao dificultarem o amadurecimento pessoal no sentido do desenvolvimento da capacidade de se sentir vivo, real e capaz de gestualidade espontânea e transformadora de si e do mundo.

Keywords : Bauman; Clube da luta; Psicanálise; Psicose; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License