SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Clube da luta: sofrimentos radicais e sociedade contemporâneaComparação de desempenho de jogadores de voleibol e não esportistas em tarefas de orientação automática e voluntária da atenção visual: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BOMFIM, Irma Helena Ferreira Benate  e  BARBIERI, Valéria. Subvertendo a avaliação psicológica: o emprego do procedimento de desenhos-estórias em um paciente com gagueira. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 17-37. ISSN 1516-3687.

As áreas clínica e de avaliação psicológica, embora mantenham estreito contato, nem sempre se relacionam harmonicamente, e muitas vezes os conhecimentos nelas produzidos se contradizem. Este trabalho abordou uma dessas situações, referente ao diagnóstico de um paciente com gagueira. Embora a avaliação psicológica sustente a inadequação do uso de técnicas verbais para esses indivíduos, a clínica revelou os malefícios causados quando eles são poupados de falar. Assim, é apresentada a avaliação de um paciente disfluente, realizada por meio de uma entrevista e do procedimento de desenhos-estórias. Os dados foram analisados sob o referencial psicanalítico, agregado a estudos referentes à dimensão subjetiva da gagueira. A avaliação revelou conteúdos relacionados à condição psíquica do paciente como o sofrimento e os ganhos ocasionados pela patologia. São debatidas as limitações e potencialidades do procedimento de desenhos-estórias na compreensão da subjetividade da pessoa disfluente, bem como os benefícios terapêuticos que ele proporcionou ao paciente.

Palavras-chave : Gagueira; Psicanálise; Procedimento de desenhos-estórias; Avaliação psicológica; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License