SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Subvertendo a avaliação psicológica: o emprego do procedimento de desenhos-estórias em um paciente com gagueiraEvidências de validade de uma prova informatizada de linguagem oral - Bilo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues; FERREIRA, Iara Ribeiro  e  MACHADO-PINHEIRO, Walter. Comparação de desempenho de jogadores de voleibol e não esportistas em tarefas de orientação automática e voluntária da atenção visual: um estudo exploratório. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 38-49. ISSN 1516-3687.

Atenção é a seleção de informações que terão prioridade de processamento pelo sistema nervoso. Este trabalho avaliou o tempo de reação (TR) de 6 jogadores do voleibol e 6 não esportistas, em tarefas de orientação voluntária e automática da atenção. No Experimento I (voluntária), aparecia o ponto de fixação (PF) e, após 700 ms, uma seta (válida, inválida ou neutra) surgia no centro e indicava à direita ou à esquerda. Após 300, 500 ou 800 ms, surgia o alvo. No Experimento II (automática), aparecia um PF, e, após 700 ms, um quadrado brilhava. Depois de 100 ou 800 ms, piscava o alvo na mesma posição ou em posição oposta. O participante respondia pressionando uma tecla. Ao final, as medianas dos TR foram submetidas à Anova. No Experimento I, observou-se que jogadores foram mais rápidos que não esportistas (p < 0,05), diferentemente do que ocorreu no Experimento II (p = 0,36). Os resultados indicam que jogadores de voleibol apresentam melhor desempenho em tarefas de orientação voluntária da atenção.

Palavras-chave : Atenção; Tempo de reação; Orientação automática; Orientação voluntária; Voleibol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License