SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Evidences of validity of computerized instrument of oral language - BiloAssessment of the psychometrical properties of the Central Relationship Questionnaire 6.0 (CRQ 6.0) in HIV/Aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MALLMANN, Clarice Schoenardie; PALAZZO, Lílian S.; CARLOTTO, Mary Sandra  and  CASTRO AERTS, Denise Rangel Ganzo de. Fatores associados à síndrome de burnout em funcionários públicos municipais. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 69-82. ISSN 1516-3687.

Trata-se de estudo transversal - com amostra representativa de servidores públicos municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre-RS - que investigou a síndrome de burnout e sua associação com características do cargo, percepção sobre o trabalho e contexto laboral. Utilizaram-se o Maslach Burnout Inventory, versão de Human Services Survey, e um questionário. A dimensão exaustão emocional teve os maiores índices, associando-se, principalmente, com trabalho à noite, turno integral ou variado e licenças de saúde. As três dimensões se associaram significativamente com variáveis que refletiam percepção negativa do ambiente e contexto do trabalho; baixa realização profissional só se associou com variáveis relacionadas à percepção do trabalho e contexto laboral, além de licenças de saúde, mas com nenhuma referente às características do cargo. O estudo mostra a importância da organização do trabalho no desenvolvimento da síndrome e a necessidade de intervenções preventivas, principalmente no âmbito das relações interpessoais.

Keywords : Síndrome de burnout; Servidores públicos; Saúde do trabalhador; Trabalho; Estresse.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License