SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Fatores associados à síndrome de burnout em funcionários públicos municipaisEstudo qualitativo sobre a opinião de atletas juvenis de tênis de campo sobre a sua preparação psicológica para a competição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MASSEI, Ariane Cristina  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Relacionamento Central 6.0 (CRQ 6.0) em portadores de HIV/Aids. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 83-96. ISSN 1516-3687.

O HIV/Aids é uma doença que traz consequências físicas e psicológicas, afetando o campo afetivo-relacional. O estudo objetivou avaliar propriedades psicométricas do Questionário de Relacionamento Central (CRQ 6.0) em pacientes HIV positivos. O CRQ 6.0 é um instrumento de autorrelato, baseado no método Tema Central de Relacionamento Conflituoso (CCRT), que identifica o padrão de relacionamento central, de acordo com três componentes: desejo (D), resposta do outro (RO) e resposta do eu (RE). Compuseram a amostra portadores de HIV (G1; n = 50) e acompanhantes de pacientes assistidos em outros ambulatórios do mesmo hospital (G2; n = 40). O CRQ 6.0 apresentou boa consistência interna (alfa entre 0,80 e 0,87); evidências de validade convergente e discriminante, com associações positivas e significantes entre seus componentes e fatores da Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40) (de 0,23 a 0,57); e diferenças significantes entre G1 e G2 para RE e entre os sexos para D do G1.

Palavras-chave : Aids (doença) - aspectos psicológicos; Aids (doença) - pacientes; Pessoas soropositivas; Psicometria; Relações humanas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License