SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Relacionamento Central 6.0 (CRQ 6.0) em portadores de HIV/AidsCorrelações entre interesses profissionais e inteligência em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MORAES, Daniel Souza Corrêa de  e  KNIJNIK, Jorge Dorfman. Estudo qualitativo sobre a opinião de atletas juvenis de tênis de campo sobre a sua preparação psicológica para a competição. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 97-113. ISSN 1516-3687.

A psicologia do esporte tem sido cada vez mais ressaltada como fundamental no desempenho dos esportistas. No tênis de campo, essa importância aumenta por causa das dificuldades inerentes a esse esporte, principalmente aquelas relacionadas às questões emocionais. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar a importância do técnico no preparo mental de tenistas na categoria juvenil. Justifica-se o tema em razão da relevância do suporte psicológico e das dificuldades intrínsecas aos jovens em transição para a fase profissional. O técnico, como agente norteador, tem muito a contribuir nesse sentido. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 10 jogadores juvenis, as quais foram analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Constatou-se que o técnico é de suma importância para o preparo do juvenil no tênis e que a parte mental é decisiva, segundo os relatos dos jogadores; no entanto, pouco se tem feito para uma melhor preparação psicológica dos tenistas.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Tênis; Competição; Técnico; Jogadores juvenis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License