SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Intelligence and vocational interests correlations with adolescentsInterfaces between community social psychology and psychodrama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PACHECO, Alexandra; COSTA, Raquel  and  FIGUEIREDO, Bárbara. Qualidade do relacionamento com pessoas significativas: comparação entre grávidas adolescentes e adultas. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 129-144. ISSN 1516-3687.

Na gravidez, a mulher experiencia mudanças desenvolvimentais ao nível dos seus relacionamentos significativos. Este estudo compara a qualidade do relacionamento com o companheiro e com outra figura significativa em grávidas adolescentes e adultas, e analisa preditores sócio-demográficos para a qualidade destes relacionamentos. Uma amostra de 130 grávidas (66 adolescentes e 64 adultas) foi avaliada no terceiro trimestre de gestação quanto às características sociais e demográficas e à qualidade do relacionamento com figuras significativas. Os resultados mostram que as adolescentes referem menor confiança (X² = 3.365, p = 0,055) e maior discórdia (X² = 3.842, p = 0,041) no relacionamento com o companheiro e maior sentimento de ligação (X² = 19.126, p = 0,000) e apatia (X² = 8.568, p = 0,004) no relacionamento com a outra figura significativa, comparativamente com as adultas. Verifica-se ainda que a gravidez na adolescência associa-se a relacionamentos de menor qualidade, especialmente devido a situações sócio-demográficas mais desfavoráveis e não tanto à condição de ser ou não adolescente.

Keywords : Gravidez; Adolescência; Idade adulta; Factores de risco; Relações interpessoais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License