SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Quality of the relationship with significant persons: comparison between adolescent and adult pregnant womenBehavior analysis´s procedure to improve social interactions among young developmental disabled students and their peers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PEREIRA, Eleonora  and  DIOGO, Nara Maria Forte. Interfaces entre psicologia social comunitária e psicodrama. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 145-160. ISSN 1516-3687.

O presente artigo apresenta a relação entre psicologia social comunitária e psicodrama. Examinaram-se os conceitos e visões de homem e de mundo, o compromisso social e as dimensões metodológicas de ambos os saberes, para sistematizar os elementos em comum encontrados. Dentre as interfaces de maior relevância encontradas, pode-se citar que a psicologia comunitária e o psicodrama construíram-se de forma pragmática; compreendem o homem como ser sócio-histórico e relacional; privilegiam o trabalho com grupos; trazem em seu bojo metodologias que promovem uma ação mobilizadora e facilitadora da apreensão de novos conhecimentos; trabalham com base em uma ética participativa, fomentando a corresponsabilidade das pessoas nas transformações sociais, entre outros aspectos. Espera-se, com este estudo, contribuir para o delineamento de novas pesquisas sobre o assunto, além de servir como referência para os psicólogos, para que ampliem suas atuações na esfera pública e no âmbito de trabalhos institucionais e comunitários.

Keywords : Psicologia social; Ética; Psicologia comunitária; Psicodrama; Intervenção comunitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License