SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Procedimento de ensino de interações sociais entre jovens com desenvolvimento atípico e seus pares baseado na análise do comportamentoCirurgia de obesidade: qualidade de vida e variáveis psicológicas antes e depois do tratamento cirúrgico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier. Atenção concentrada e memória: evidências de validade entre instrumentos no contexto da psicologia do trânsito. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 182-195. ISSN 1516-3687.

O objetivo da pesquisa foi verificar evidências de validade para o Teste de Atenção Concentrada (Teaco-FF) em relação ao Teste Pictórico de Memória (Tepic-M). Participaram 207 pessoas da cidade de Aracaju, sendo 118 estudantes de uma universidade particular e 89 pessoas que passaram pelo processo de renovação, mudança ou adição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A idade variou de 18 a 58 anos, e, em relação ao sexo, 66 foram homens e 141 mulheres. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva nos estudantes universitários, e individualmente no caso da avaliação psicológica pericial. Os resultados mostraram correlações positivas e significativas entre as pontuações de ambos os testes, o que forneceu a evidência de validade para o Teaco-FF. Sugerem-se outros estudos dentro do contexto do trânsito, como uma forma de aprimorar e aprofundar as informações da área.

Palavras-chave : Psicologia do trânsito; Atenção; Memória; Evidências de validade; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License