SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Atenção concentrada e memória: evidências de validade entre instrumentos no contexto da psicologia do trânsitoQual corpo para a psicanálise: Breve ensaio sobre o problema do corpo na obra de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Isabel; PAIS-RIBEIRO, José  e  CARDOSO, Helena. Cirurgia de obesidade: qualidade de vida e variáveis psicológicas antes e depois do tratamento cirúrgico. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 196-210. ISSN 1516-3687.

Urge perceber se a cirurgia de obesidade (gastrobandoplastia e o bypass gástrico) tem repercussões ao nível psicológico, no comportamento alimentar e na qualidade de vida dos doentes com obesidade grave ou mórbida que a ela são submetidos. Nosso objectivo foi comparar a qualidade de vida, ansiedade, depressão, apoio social, tipos de motivação e percepção de competência quanto ao tratamento para emagrecer, percepção do clima dos cuidados de saúde e comportamento alimentar em indivíduos antes e depois de terem sido submetidos a tratamento cirúrgico para a obesidade (nomeadamente a gastrobandoplastia ou bypass gástrico). A amostra de conveniência constituída por 24 mulheres foi avaliada, através de uma bateria de questionários, em dois momentos distintos: antes da cirurgia e após o tratamento cirúrgico. As participantes foram avaliadas no contexto de uma entrevista pessoal quando se dirigiam ao hospital para consultas, após o seu consentimento informado. De acordo com os resultados, após a cirurgia, verificam-se uma melhoria de qualidade de vida das doentes e uma diminuição da ansiedade e da depressão. As doentes apresentam ao longo do tratamento (antes e depois da cirurgia) uma boa percepção do apoio social, sentem-se motivadas intrinsecamente e razoavelmente competentes para implementar o tratamento, sentem que o clima dos cuidados de saúde é de apoio e não apresentam comportamentos alimentares não normativos, não havendo diferenças significativas ao nível destas variáveis psicológicas entre os dois momentos de avaliação. A cirurgia de obesidade tem importantes repercussões ao nível da qualidade de vida (geral e específica) e a nível psicológico, nomeadamente no que diz respeito à ansiedade e depressão, sendo importante aprofundar a análise das restantes variáveis psicológicas com um estudo de uma amostra mais ampla.

Palavras-chave : Obesidade; Qualidade de vida; Ansiedade; Depressão; Tratamento cirúrgico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License