SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Evaluación dela memória de trabajo en los alumnos de 5º a 8º grado de La Escuela Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

COSTA, Edmara Chaves; JORGE, Maria Salete Bessa; SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque  y  COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Aspectos psicossociais da convivência de idosas com animais de estimação: uma interação social alternativa. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 2-15. ISSN 1516-3687.

Este estudo buscou apreender as representações sociais acerca das interações com animais de estimação elaboradas por idosas, considerando seus benefícios e riscos. Participaram 200 idosas, distribuídas em dois grupos, de acordo com a convivência ou não com animais de estimação. Aplicaram-se um questionário sociodemográfico e a Técnica de Associação Livre de Palavras, com base nos estímulos-indutores “animal de estimação”, “benefícios”, “riscos”, “saúde”, “doença” e “eu mesma”. Os resultados mostraram que as idosas que conviviam com animais de estimação ancoraram as representações sociais dos animais nas interações sociais alternativas associadas à carência afetiva humana. Elas expressaram a ausência de riscos no contato com os animais, adotando uma conduta defensiva em relação ao estímulo, direcionada para a busca do equilíbrio mental, numa luta silenciosa para sobreviver à angústia da solidão. Constatou-se que a rede de significados ultrapassou a simples posse de uma mascote e assumiu uma postura concernente aos deslocamentos dos afetos. Foram discutidas as limitações do estudo, sugerindo-se a ampliação da amostra e das técnicas de coleta de dados, como forma de aumentar o seu alcance e a sua aplicabilidade social.

Palabras clave : Idoso; Animal de estimação; Representações sociais; Técnicas projetivas; Apoio social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )