SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Aspectos psicosociales del convivio de ancianos con animales de estimación: una alternativa de interacción socialDesarrolloy validez factorial del Inventario del Clima Familiar(ICF) para adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MENEZES, Amanda; GODOY, Silvia  y  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Avaliação da memória de trabalho em alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 16-26. ISSN 1516-3687.

A memória de trabalho relaciona-se à sustentação, integração e manipulação de informações relevantes a uma tarefa. É fundamental para aquisição de habilidades acadêmicas e seu desenvolvimento não está completo até o início da vida adulta, sendo importante avaliá-la em crianças em idade escolar. Este estudo teve como objetivos verificar o desempenho de alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental em tarefas de memória de trabalho, assim como buscar evidências de validade para os testes utilizados. Participaram 193 estudantes de uma escola pública, que responderam individualmente aos Testes de Memória de Trabalho Auditiva e de Memória de Trabalho Visual. Observou-se aumento nos desempenhos da progressão escolar. Houve relação entre os instrumentos utilizados, com correlação baixa mas significativa, sugerindo que os instrumentos medem construtos relacionados, mas não semelhantes. Os resultados são compatíveis com estudos prévios e fornecem evidências de validade dos instrumentos nessa faixa de escolaridade.

Palabras clave : Avaliação neuropsicológica; Memória de trabalho auditiva; Memória de trabalho visual; Testes psicológicos; Validade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )