SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Avaliação da memória de trabalho em alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamentalDiferenciação de respostas na presença e na ausência de estímulos exteroceptivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TEODORO, Maycoln L. M.; ALLGAYER, Mariana  e  LAND, Bruna. Desenvolvimento e validade fatorial do Inventário do Clima Familiar (ICF) para adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 27-39. ISSN 1516-3687.

O clima familiar refere-se à percepção de diversas características dos relacionamentos intrafamiliares pelos seus membros. A avaliação desse construto pode contribuir para o entendimento tanto teórico quanto clínico da dinâmica familiar. O presente estudo buscou desenvolver e investigar as propriedades psicométricas do inventário do clima familiar (ICF) para adolescentes. Participaram 276 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos (média = 13,84, DP = 1,60), oriundos de escolas públicas e particulares. Os participantes responderam a uma versão empírica do ICF (32 itens) que investiga o clima familiar por meio de quatro fatores: coesão, apoio, hierarquia e conflito. Análises fatoriais exploratórias reduziram o número de itens do ICF para 22, com 41,88% de variância explicada. Análises com o alfa de Cronbach mostraram índices de consistência interna satisfatórias. Esses resultados foram apoiados por análises fatoriais confirmatórias posteriores, indicando que o ICF possui propriedades psicométricas adequadas e que pode ser uma importante ferramenta na investigação das relações familiares.

Palavras-chave : Inventário; Relações familiares; Família; Psicometria; Autoavaliação (psicologia).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )