SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Differentiation of responses with and without the presence of extereceptive StimuliAcquisition of recombinative reading after training sand tests with dictated and printed words author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VELOZ, María Nereyda Triguero; PEREZ, Jesús Carlos Gil; TRIGUERO, Tania Machín  and  HERNANDEZ, Benardo Fernández. Efeitos do trabalho noturno em trabalhadores da saúde de um hospital público universitário na cidade de Pinar Del Río, em Cuba. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 54-62. ISSN 1516-3687.

Foi realizado um estudo descritivo transversal sobre os efeitos do trabalho noturno na saúde de 102 trabalhadores das unidades fechadas (terapia intensiva e cuidados coronários) durante o ano 2008, no Hospital Universitário “Abel Santamaría” da cidade de Pinar del Río, em Cuba. Avaliaram-se aspectos da saúde de médicos e paramédicos depois do trabalho noturno, e relacionaram-se variáveis como idade, sexo, manifestações psicopáticas, estresse, libido, transtornos cardiovasculares e do sono mediante um questionário realizado. Os resultados foram analisados com base em cálculos de frequência absoluta, porcentagem, média e moda, representado-os em gráficos e tabelas. Osexo feminino, no grupo de idades de 20 a 30 anos, predominou entre os paramédicos. Entretanto, o grupo de idades de 31 a 40 anos do sexo masculino predominou entre os médicos. A manifestação psicopatológica de maior incidência foi o estresse (66,6%). A libido não se modificou em 85,2% do total dos entrevistados. A taquicardia representou a maior porcentagem dos sintomas cardiovasculares referidos (54,3%). O índice de sonolência posterior à jornada de trabalho noturna foi expressivo (89% da amostra). Demonstrou-se que os trabalhadores paramédicos do âmbito hospitalar de cuidados intensivos que foi avaliado apresentam um número considerável de sintomas e sinais que confirmam estados mórbidos, que interferem na saúde destes em nível psicológico, social e somático.

Keywords : Trabalho noturno; Efeitos, Profissionais da saúde; Hospital; Estresse; Night work; Effects; Health professional; Hospital; Stress.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )