SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Diferenciação de respostas na presença e na ausência de estímulos exteroceptivosAquisição de leitura recombinativa após treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VELOZ, María Nereyda Triguero; PEREZ, Jesús Carlos Gil; TRIGUERO, Tania Machín  e  HERNANDEZ, Benardo Fernández. Efeitos do trabalho noturno em trabalhadores da saúde de um hospital público universitário na cidade de Pinar Del Río, em Cuba. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 54-62. ISSN 1516-3687.

Foi realizado um estudo descritivo transversal sobre os efeitos do trabalho noturno na saúde de 102 trabalhadores das unidades fechadas (terapia intensiva e cuidados coronários) durante o ano 2008, no Hospital Universitário “Abel Santamaría” da cidade de Pinar del Río, em Cuba. Avaliaram-se aspectos da saúde de médicos e paramédicos depois do trabalho noturno, e relacionaram-se variáveis como idade, sexo, manifestações psicopáticas, estresse, libido, transtornos cardiovasculares e do sono mediante um questionário realizado. Os resultados foram analisados com base em cálculos de frequência absoluta, porcentagem, média e moda, representado-os em gráficos e tabelas. Osexo feminino, no grupo de idades de 20 a 30 anos, predominou entre os paramédicos. Entretanto, o grupo de idades de 31 a 40 anos do sexo masculino predominou entre os médicos. A manifestação psicopatológica de maior incidência foi o estresse (66,6%). A libido não se modificou em 85,2% do total dos entrevistados. A taquicardia representou a maior porcentagem dos sintomas cardiovasculares referidos (54,3%). O índice de sonolência posterior à jornada de trabalho noturna foi expressivo (89% da amostra). Demonstrou-se que os trabalhadores paramédicos do âmbito hospitalar de cuidados intensivos que foi avaliado apresentam um número considerável de sintomas e sinais que confirmam estados mórbidos, que interferem na saúde destes em nível psicológico, social e somático.

Palavras-chave : Trabalho noturno; Efeitos, Profissionais da saúde; Hospital; Estresse; Night work; Effects; Health professional; Hospital; Stress.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )