SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Preditores da satisfação global em relacionamentos românticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Fernanda Torres de et al. Intervenção psicoeducativa para gestantes vivendo com HIV/Aids: uma revisão da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 157-173. ISSN 1516-3687.

A maternidade no contexto do HIV/Aids é marcada pelos desafios do enfrentamento de uma doença crônica e estigmatizante e pelo temor da transmissão materno-infantil do HIV (TMI). Este artigo teve como objetivo revisar a literatura sobre intervenções direcionadas ao contexto de pré-natal de mulheres vivendo com HIV/Aids. Foram revisados fundamentos de intervenções em saúde, nas concepções de educação para saúde e abordagem sistêmica, além de aspectos teóricos e práticos do aconselhamento. Também se realizou uma revisão sobre maternidade nesse contexto, o que possibilitou a identificação de temáticas a serem abordadas em intervenções: a) aspectos físicos e emocionais da gestação no contexto do HIV/Aids; b) parto, puerpério e desenvolvimento inicial do bebê; c) família e rede de apoio social; d) convivendo com o tratamento da mãe e do bebê. Essa revisão permitiu que se criassem subsídios para a construção de uma intervenção psicoeducativa direcionada às gestantes que vivem com HIV/Aids.

Palavras-chave : Aids; Gestação; Maternidade; Intervenções psicoeducativas; Aconselhamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )