SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A identidade como fator de imunidade psicológica: contribuições da clínica intercultural perante as situações de violência extrema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Renata Silva de; AMARAL, Ana Carolina Soares  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Transtornos alimentares e imagem corporal na adolescência: uma análise da produção científica em psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 200-223. ISSN 1516-3687.

O presente estudo objetivou analisar a produção científica em psicologia a respeito de transtornos alimentares e imagem corporal em adolescentes, no período de 2003 a 2007. Para tanto, procedeu-se à busca informatizada na base de dados eletrônica PsycInfo, utilizando-se as palavras-chave body image, eating disorders e adolescence. Dessa pesquisa, extraíram-se resumos e complementos que foram organizados em categorias temáticas proposta por Bardin (2008). Os resultados permitiram identificar que o número de publicações se manteve estável ao longo dos anos que foram alvo de análise, assim como os Estados Unidos e a Austrália foram os países que mais publicaram. Os estudos empíricos se destacaram e foram publicados em periódicos especializados da área, dentre eles o Eating Disorders: The Journal of Treatment and Prevention e o Eating and Weight Disorders. Entre os temas pesquisados, houve destaque para a avaliação dos fatores de risco para transtornos alimentares, com ênfase em pesquisas com o sexo feminino, e a população adolescente.

Palavras-chave : Transtornos da alimentação; Imagem corporal; Adolescente; Feminino; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )