SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ROCHA, Laura M. et al. A restrição de água e de alimento e alguns de seus múltiplos efeitos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 02-15. ISSN 1516-3687.

O estudo dos diversos impactos de operações estabelecedoras incondicionadas vem ganhando importância na análise do comportamento. Para investigar os efeitos das restrições hídrica e alimentar sobre o peso e o padrão de consumo, 24 ratos Wistar (12 fêmeas e 12 machos) foram divididos em dois grupos: 16 no grupo restrição (gradual ou abrupta), submetidos a episódios de restrição alimentar ou hídrica intercalados com episódios de liberação de alimento ou água, e 8 no grupo controle, que permaneceram em condição ad lib. Todos tiveram seus pesos e consumos medidos diariamente. Os resultados produzidos indicam que: restrições diferentes (hídrica ou alimentar) agem diferentemente sobre o peso e o consumo; há diferenças na relação entre a perda de peso e a intensidade da restrição, entre os sujeitos submetidos à restrição gradual e os submetidos à restrição abrupta; e a exposição aos episódios de restrição altera os padrões de consumo em condição ad lib.

Palavras-chave : Operação estabelecedora; Operação motivadora; Privação; Peso; Consumo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License