SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The water and food restriction and its multiples effectsCorrelations between the perception of family violence and the report of violence in students from São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

HAYDU, Verônica Bender  and  MIURA, Paula Orchiucci. Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomes. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 16-31. ISSN 1516-3687.

Investigar se classes de equivalência são mantidas ao longo do tempo e se há relação entre a manutenção dessas classes e o desempenho em testes de recordação foi o objetivo deste estudo. Nove estudantes universitários foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com o modelo. Utilizaram-se um microcomputador, um programa de computador, figuras não familiares (A), nomes de objetos (B) e nomes de pessoas (C). A recordação dos nomes de objetos foi feita em testes de recordação livre e de evocação diante dos nomes de pessoas. Na Etapa 1, foram ensinadas as relações condicionais AB e AC. As Etapas 2, 3 e 4 foram realizadas, respectivamente, depois de 2 dias, 30 dias e 60-90 dias, envolvendo cada um testes de recordação livre, de recordação com dicas, de simetria e de equivalência. A maioria dos participantes que formou relações de equivalência apresentou manutenção das classes de equivalência e recordou os nomes nos testes de evocação.

Keywords : Discriminação condicional; Equivalência de estímulos; Escolha de acordo com modelo; Estudantes universitários; Memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License