SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A restrição de água e de alimento e alguns de seus múltiplos efeitosCorrelações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola entre alunos da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HAYDU, Verônica Bender  e  MIURA, Paula Orchiucci. Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomes. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 16-31. ISSN 1516-3687.

Investigar se classes de equivalência são mantidas ao longo do tempo e se há relação entre a manutenção dessas classes e o desempenho em testes de recordação foi o objetivo deste estudo. Nove estudantes universitários foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com o modelo. Utilizaram-se um microcomputador, um programa de computador, figuras não familiares (A), nomes de objetos (B) e nomes de pessoas (C). A recordação dos nomes de objetos foi feita em testes de recordação livre e de evocação diante dos nomes de pessoas. Na Etapa 1, foram ensinadas as relações condicionais AB e AC. As Etapas 2, 3 e 4 foram realizadas, respectivamente, depois de 2 dias, 30 dias e 60-90 dias, envolvendo cada um testes de recordação livre, de recordação com dicas, de simetria e de equivalência. A maioria dos participantes que formou relações de equivalência apresentou manutenção das classes de equivalência e recordou os nomes nos testes de evocação.

Palavras-chave : Discriminação condicional; Equivalência de estímulos; Escolha de acordo com modelo; Estudantes universitários; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License