SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A restrição de água e de alimento e alguns de seus múltiplos efeitosCorrelações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola entre alunos da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HAYDU, Verônica Bender  e  MIURA, Paula Orchiucci. Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomes. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.16-31. ISSN 1516-3687.

Investigar se classes de equivalência são mantidas ao longo do tempo e se há relação entre a manutenção dessas classes e o desempenho em testes de recordação foi o objetivo deste estudo. Nove estudantes universitários foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com o modelo. Utilizaram-se um microcomputador, um programa de computador, figuras não familiares (A), nomes de objetos (B) e nomes de pessoas (C). A recordação dos nomes de objetos foi feita em testes de recordação livre e de evocação diante dos nomes de pessoas. Na Etapa 1, foram ensinadas as relações condicionais AB e AC. As Etapas 2, 3 e 4 foram realizadas, respectivamente, depois de 2 dias, 30 dias e 60-90 dias, envolvendo cada um testes de recordação livre, de recordação com dicas, de simetria e de equivalência. A maioria dos participantes que formou relações de equivalência apresentou manutenção das classes de equivalência e recordou os nomes nos testes de evocação.

Palavras-chave : Discriminação condicional; Equivalência de estímulos; Escolha de acordo com modelo; Estudantes universitários; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons