SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Maintenance of equivalence relations and the remembering of namesCorrelational study of the dynamic test in reading with Wisc III test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

TORTORELLI, Mariana Fernandes Prado; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues  and  ARAUJO, Marcos Vinícius de. Correlações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola entre alunos da cidade de São Paulo. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 32-42. ISSN 1516-3687.

O bullying é compreendido como um conjunto de atitudes agressivas intencionais e repetidas que representam abuso de poder de um aluno contra o outro. Este trabalho investigou correlações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola. Participaram 501 alunos do ensino fundamental público na cidade de São Paulo, os quais responderam a um questionário fechado com seis perguntas sobre a percepção da violência familiar por parte do aluno e sete acerca de relatos de violência na escola. Os dados foram analisados descritivamente, e uma análise de Pearson verificou correlações entre as questões. Os resultados apontam correlações da percepção do aumento de situações de violência familiar e o maior relato de violência escolar. Compreende-se a relação família-escola como interdependente e o espaço escolar como local potencial de diálogo para combater a violência nas escolas e famílias, não de forma a culpabilizar um ao outro, mas como duas instituições que estabelecem parcerias efetivas para combater o fenômeno bullying.

Keywords : Bullying; Família; Escola; Violência; Relato.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License