SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomesEstudo correlacional do teste dinâmico de leitura com o teste Wisc III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TORTORELLI, Mariana Fernandes Prado; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues  e  ARAUJO, Marcos Vinícius de. Correlações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola entre alunos da cidade de São Paulo. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 32-42. ISSN 1516-3687.

O bullying é compreendido como um conjunto de atitudes agressivas intencionais e repetidas que representam abuso de poder de um aluno contra o outro. Este trabalho investigou correlações entre a percepção da violência familiar e o relato de violência na escola. Participaram 501 alunos do ensino fundamental público na cidade de São Paulo, os quais responderam a um questionário fechado com seis perguntas sobre a percepção da violência familiar por parte do aluno e sete acerca de relatos de violência na escola. Os dados foram analisados descritivamente, e uma análise de Pearson verificou correlações entre as questões. Os resultados apontam correlações da percepção do aumento de situações de violência familiar e o maior relato de violência escolar. Compreende-se a relação família-escola como interdependente e o espaço escolar como local potencial de diálogo para combater a violência nas escolas e famílias, não de forma a culpabilizar um ao outro, mas como duas instituições que estabelecem parcerias efetivas para combater o fenômeno bullying.

Palavras-chave : Bullying; Família; Escola; Violência; Relato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License