SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Correlations between the perception of family violence and the report of violence in students from São PauloAchromatic contrast sensitivity for vertical sine-wave gratings in adolescents and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ISTOME, Aline Christina  and  JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Estudo correlacional do teste dinâmico de leitura com o teste Wisc III. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 43-58. ISSN 1516-3687.

O presente estudo buscou avaliar o potencial de aprendizagem de alunos do ensino fundamental por meio do teste dinâmico de leitura (TDL) e identificar evidências de validade convergente para o TDL, correlacionando-o com o Wisc III. O TDL é um instrumento informatizado, aplicado sem interrupção, constituído por um pré-teste, um módulo instrucional (composto por orientações e treinos) e um pós-teste. Participaram do estudo 86 alunos com faixa etária entre 10 e 14 anos que cursavam de 4a a 7a série em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. As aplicações foram realizadas na própria escola e ocorreram em três sessões, sendo o Wisc III individualmente nas duas primeiras sessões, e o TDL coletivamente na terceira sessão. Os resultados não constataram diferença de desempenho entre pré e pós-testes, mas indicaram que o módulo instrucional do TDL se mostrou eficiente para aferir o potencial para a aprendizagem. Verificou-se correlação entre as pontuações do TDL com o QI compreensão verbal do Wisc III, indicando evidências de validade para o TDL. Constatou-se também diferença significativa entre as médias de desempenho na avaliação inicial do TDL dos alunos mais novos em relação aos mais velhos pela Manova. Sugere-se que, para posteriores estudos, haja uma reformulação do TDL no que tange às medidas de pré e pós-testes, para que estas possam aferir o potencial de aprendizagem mobilizado pelo módulo instrucional. Também se faz necessária a ampliação da amostra.

Keywords : Potencial de aprendizagem; Validez; Leitura; Compreensão verbal; Medidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License