SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estudo correlacional do teste dinâmico de leitura com o teste Wisc IIISaúde mental da criança e do adolescente: a experiência do Capsi da cidade de Vitória-ES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GADELHA, Maria José Nunes et al. Sensibilidade ao contraste acromático para grades senoidais verticais em adolescentes e adultos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 59-70. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a função de sensibilidade ao contraste (FSC) de adolescentes e adultos jovens. Mediu-se a FSC para estímulos de grade senoidal linear com frequências espaciais de 0,25, 1,0, 2,0 e 8,0 cpg, utilizando o método psicofísico da escolha forçada com duas alternativas temporais. As medidas foram obtidas com visão binocular e luminância média de 42,6 cd/m2. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e estavam livres de doenças oculares identificáveis. As análises apontaram diferenças significantes entre os dois grupos nas frequências baixas, médias e altas. Os adultos foram mais sensíveis que os adolescentes nas frequências baixas (0,25 cpg), e os adolescentes foram mais sensíveis que os adultos nas frequências médias e altas (2,0 e 8,0 cpg). Esses resultados sugerem que o processo de desenvolvimento e maturação da percepção visual de contraste interage de maneira distinta com os mecanismos que processam freqüências espaciais.

Palavras-chave : Percepção visual; Sensibilidade ao contraste; Método psicofísico; Grade senoidal linear; Adolescentes e adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License