SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Los embarazos precoces en el imaginario colectivo de los adolescentesEl trabajo de las profesionales del sexo en diferentes lócus de prostitución de la ciudad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SOUSA, Karla Carolina  y  CARPIGIANI, Berenice. Ditos, não ditos e entreditos: a comunicação em cuidados paliativos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 97-108. ISSN 1516-3687.

Os cuidados paliativos têm como característica fundamental a humanização da morte, e o trabalho em equipe interdisciplinar é outra marca dessa atuação, uma vez que o paciente é compreendido e tratado em sua totalidade. O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa exploratória realizada em uma enfermaria de cuidados paliativos no que concerne à comunicação. O método utilizado foi o qualitativo exploratório, e o instrumento consiste em entrevistas semiestruturadas com os profissionais que, transcritas, passaram por análise de conteúdo. Notou-se grande facilidade de comunicação, que é garantida por um procedimento técnico bem estruturado, e alguns aspectos a serem mais bem trabalhados, tais como: diálogo sobre morte, relação pessoalizada entre profissionais e reuniões que abarquem todos os profissionais, inclusive os técnicos.

Palabras clave : Comunicação; Cuidados paliativos; Equipe interdisciplinar; Morte; Análise de conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License