SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A gravidez precoce no imaginário coletivo de adolescentesO trabalho das profissionais do sexo em diferentes lócus de prostituição da cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SOUSA, Karla Carolina  e  CARPIGIANI, Berenice. Ditos, não ditos e entreditos: a comunicação em cuidados paliativos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 97-108. ISSN 1516-3687.

Os cuidados paliativos têm como característica fundamental a humanização da morte, e o trabalho em equipe interdisciplinar é outra marca dessa atuação, uma vez que o paciente é compreendido e tratado em sua totalidade. O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa exploratória realizada em uma enfermaria de cuidados paliativos no que concerne à comunicação. O método utilizado foi o qualitativo exploratório, e o instrumento consiste em entrevistas semiestruturadas com os profissionais que, transcritas, passaram por análise de conteúdo. Notou-se grande facilidade de comunicação, que é garantida por um procedimento técnico bem estruturado, e alguns aspectos a serem mais bem trabalhados, tais como: diálogo sobre morte, relação pessoalizada entre profissionais e reuniões que abarquem todos os profissionais, inclusive os técnicos.

Palavras-chave : Comunicação; Cuidados paliativos; Equipe interdisciplinar; Morte; Análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License