SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Ditos, não ditos e entreditos: a comunicação em cuidados paliativosBullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Edil Ferreira da; COSTA, Daysse Beserra  e  NASCIMENTO, José Ulisses do. O trabalho das profissionais do sexo em diferentes lócus de prostituição da cidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 109-122. ISSN 1516-3687.

Este artigo objetiva apresentar as diferenças e as singularidades das situações de trabalho das profissionais do sexo (PS), na feira central e nos bares da cidade de Campina Grande-PB. Para isso, empregaram-se técnicas de entrevistas coletivas, observação geral e sistemática do trabalho. Participaram 23 PS do gênero feminino. Os resultados mostram que a feira central é um lócus de labuta e de residência para muitas dessas mulheres, inclusive com filhos. A atividade mostrou-se paradoxal. A profissão propicia prazeres e o sustento, porém existe a prática da violência contra as PS. A bebida é evidenciada como um facilitador para a realização da atividade. Os quartos onde realizam o programa são insalubres, com diversos fatores de riscos. O uso do preservativo é negligenciado em diversas situações, o que potencializa o risco de contrair DST/Aids. Com esse trabalho, as PS conseguem sobrevivência e satisfação de necessidades materiais, mas demonstram sofrimento, configurado por angústia e desprezo por certas práticas da profissão.

Palavras-chave : Condições de trabalho; Saúde do trabalhador; Profissionais do sexo; Trabalho; Sofrimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License