SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O trabalho das profissionais do sexo em diferentes lócus de prostituição da cidadeAmizades de estudantes africanos residindo no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TORO, Giovana Vidotto Roman; NEVES, Anamaria Silva  e  REZENDE, Paula Cristina Medeiros. Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 123-137. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste trabalho foi compreender e destacar os principais elementos que caracterizam o fenômeno bullying. Ao propor a investigação em uma escola, intentou-se apreender a participação dos atores institucionais (direção e professores) nos casos de bullying, apontando possibilidades de prevenção que a instituição pode desenvolver para lidar com o fenômeno. A realização do estudo envolveu diferentes etapas: revisão bibliográfica, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com docentes, vice-diretora e supervisora pedagógica. Evidenciou-se um jogo assimétrico de poder pautado principalmente nas relações docente-discente, com a formação de um cenário incentivador ao desenvolvimento do bullying e de modelos referenciais violentos. As considerações apontaram para a importância do aprofundamento das discussões sobre o conceito de bullying, relativizando a polarização vítima-agressor e ampliando o contexto de análise, com o entendimento de que os vínculos estabelecidos na escola, em especial professor-aluno, são elementos fundamentais para a propagação do fenômeno.

Palavras-chave : Bullying; Violência; Escola; Aluno; Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License