SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Bullying, the use of violence in school context: reflections about a social symptomIntegral attention to the masculine health: the search for psychological service in a training-clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GARCIA, Agnaldo  and  GOES, Dominique Costa. Amizades de estudantes africanos residindo no Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 138-153. ISSN 1516-3687.

Amizades internacionais entre pessoas de diferentes países são pouco investigadas, especialmente no Brasil. Este trabalho investigou as amizades de universitários de Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe residindo no Brasil com base no modelo de Hinde (1997). Doze entrevistas foram conduzidas sobre a rede de amigos e as amizades mais próximas. A maioria dos amigos era da mesma nacionalidade ou brasileiros, residia na mesma cidade e foi conhecida no Brasil. Os resultados referem-se a interesses comuns e atividades compartilhadas, dificuldades da amizade e episódios marcantes. A maioria das amizades foi relevante para a adaptação ao Brasil, mas apenas parte influenciou a forma de ver o país. Conclui-se que os amigos são fundamentais para a adaptação social e cultural desses estudantes e servem de base para a cooperação cultural e científica. Outros estudos e programas sociais para promover amizades entre brasileiros e africanos estudando no Brasil são necessários.

Keywords : Amizade; Relações étnicas e raciais; Relações interpessoais; Estudantes estrangeiros; Estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License