SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma socialAtenção integral à saúde masculina: a busca por atendimento psicológico em uma clínica-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GARCIA, Agnaldo  e  GOES, Dominique Costa. Amizades de estudantes africanos residindo no Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 138-153. ISSN 1516-3687.

Amizades internacionais entre pessoas de diferentes países são pouco investigadas, especialmente no Brasil. Este trabalho investigou as amizades de universitários de Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe residindo no Brasil com base no modelo de Hinde (1997). Doze entrevistas foram conduzidas sobre a rede de amigos e as amizades mais próximas. A maioria dos amigos era da mesma nacionalidade ou brasileiros, residia na mesma cidade e foi conhecida no Brasil. Os resultados referem-se a interesses comuns e atividades compartilhadas, dificuldades da amizade e episódios marcantes. A maioria das amizades foi relevante para a adaptação ao Brasil, mas apenas parte influenciou a forma de ver o país. Conclui-se que os amigos são fundamentais para a adaptação social e cultural desses estudantes e servem de base para a cooperação cultural e científica. Outros estudos e programas sociais para promover amizades entre brasileiros e africanos estudando no Brasil são necessários.

Palavras-chave : Amizade; Relações étnicas e raciais; Relações interpessoais; Estudantes estrangeiros; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License