SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Amizades de estudantes africanos residindo no BrasilEstereótipos dos profissionais de saúde em relação a alcoolistas em Juiz de Fora-MG, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MACEDO, Mônica Medeiros Kother et al. Atenção integral à saúde masculina: a busca por atendimento psicológico em uma clínica-escola. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 154-170. ISSN 1516-3687.

O presente estudo verificou o perfil e os motivos de busca por atendimento psicológico da clientela masculina adulta em uma clínica-escola de uma universidade privada na Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de janeiro de 2006 a julho de 2009. Foram avaliadas 208 fichas de triagem, a partir de análise quantitativa descritiva. Os resultados mais prevalentes foram: faixa etária de 26 a 30 anos; baixo nível socioeconômico; exercício de função laboral; escolaridade de ensino médio completo; solteiros; sem filhos; procura espontânea por atendimento psicológico, sendo os problemas interpessoais e a ansiedade os motivos principais. Constatou-se a relevância de ações terapêuticas que envolvam não apenas o indivíduo no espaço do atendimento psicológico individual, mas também estimulem investimentos afetivos no campo familiar, laboral e social. É imperiosa a continuidade de estudos que viabilizem a compreensão de características desta população, a fim de formular estratégias efetivas de atendimento em saúde pública.

Palavras-chave : Saúde masculina; Integralidade em saúde; Atendimento psicológico; Clínica-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License