SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Atención integral a la salud masculina: la búsqueda por atendimiento psicológico en una clínica-escuelaLa actuación del psicólogo en la promoción de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

GOMIDE, Henrique Pinto et al. Estereótipos dos profissionais de saúde em relação a alcoolistas em Juiz de Fora-MG, Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 171-180. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi analisar possíveis relações entre a escala de estereótipos (EE), adaptada de Babor et al. (1986), sobre usuários de álcool e variáveis sociodemográficas de uma amostra de profissionais de saúde da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. A EE apresentou média de 27,85 (DP =12,90) e mediana de 26. Não foram encontradas diferenças significativas entre convívio direto com usuário de álcool e motivação para trabalhar com pacientes que fazem uso nocivo de álcool. Embora tenha sido observada uma diferença entre as medianas dos profissionais de nível de escolaridade superior (M =21) e técnico (M =29) pelo teste de Mann-Whitney (p < 0,01; Z = 4,16) e em relação ao gênero, não foram observadas correlações significativas da EE com idade e tempo de trabalho na profissão. Avaliar os estereótipos atribuídos por profissionais de saúde a determinadas condições torna-se importante, tendo em vista sua interferência na qualidade do atendimento oferecido a esses pacientes.

Palabras clave : Estereotipagem; Alcoolismo; Profissionais; Preconceito; Estigmatização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License