SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Stereotypes among health professionals toward alcoholics in Juiz de Fora-MG, BrazilVisual impairment and cerebral plasticity in the human brain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Keli Lopes; QUINTANILHA, Bruna Ceruti  and  DALBELLO-ARAUJO, Maristela. A atuação do psicólogo na promoção da saúde. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 181-196. ISSN 1516-3687.

O Sistema Único de Saúde e compreendido como uma nova formulação política e organizacional que visa a prevenção de doenças e a proteção e recuperação da saúde. Fazem parte dessas ações aquelas voltadas para a promoção da saúde, orientadas para a melhoria da qualidade de vida. No âmbito da atenção básica, essas ações, muitas vezes, ficam a cargo dos profissionais psicólogos. O artigo analisa os desafios postos para atuação desses profissionais no desenvolvimento de suas ações, tomando como base o estudo de caso desenvolvido entre as unidades de saúde de uma região do município de Vitória-ES. A pesquisa se desenvolveu por meio de entrevistas com os psicólogos das unidades e com acompanhamento sistemático das ações. Observou-se que, apesar de ainda persistirem ações de caráter individual privatista, foi possível perceber um esforço na afirmação de uma nova postura entre os profissionais das unidades.

Keywords : Prática psicológica; Promoção da saúde; Sistema Único de Saúde; Saúde pública; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License