SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La actuación del psicólogo en la promoción de la saludLa infancia bajo la guardia del estado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

RANGEL, Maria Luíza et al. Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 197-207. ISSN 1516-3687.

O ser humano é capaz de analisar o mundo à sua volta por meio de informações provenientes das diversas modalidades sensoriais. A percepção do mundo a cada momento envolve a integração dessas informações em áreas multissensoriais existentes no cérebro humano. Dessa forma, podem-se imaginar as profundas transformações que ocorrem no cérebro após a perda de uma aferência sensorial. Estudos anatômicos, fisiológicos e comportamentais em animais têm sugerido que mudanças plásticas compensatórias devem também ocorrer nos seres humanos, alterando as conexões do córtex visual com os córtices somestésico e auditivo. Utilizando as novas idéias sobre as áreas multimodais e metamodais, pretendemos analisar como ocorre a reorganização dos sentidos remanescentes após a perda da visão.

Palabras clave : Cegueira; Plasticidade; Tato; Controle motor; Audição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License