SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A atuação do psicólogo na promoção da saúdeA infância sob a tutela do Estado: alguns apontamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RANGEL, Maria Luíza et al. Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 197-207. ISSN 1516-3687.

O ser humano é capaz de analisar o mundo à sua volta por meio de informações provenientes das diversas modalidades sensoriais. A percepção do mundo a cada momento envolve a integração dessas informações em áreas multissensoriais existentes no cérebro humano. Dessa forma, podem-se imaginar as profundas transformações que ocorrem no cérebro após a perda de uma aferência sensorial. Estudos anatômicos, fisiológicos e comportamentais em animais têm sugerido que mudanças plásticas compensatórias devem também ocorrer nos seres humanos, alterando as conexões do córtex visual com os córtices somestésico e auditivo. Utilizando as novas idéias sobre as áreas multimodais e metamodais, pretendemos analisar como ocorre a reorganização dos sentidos remanescentes após a perda da visão.

Palavras-chave : Cegueira; Plasticidade; Tato; Controle motor; Audição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License