SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Experiences of exclusion in children in institutionsHistorical review of research in Behavior Analysis special education/inclusion published in Jaba between 2001 e 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ALMEIDA, Mônica Rafaela de; NEVES, Mary Yale  and  SANTOS, Francecirly Alexandre dos. As condições e a organização do trabalho de professoras de escolas públicas. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 35-50. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo analisar as condições e a organização de trabalho de professoras da rede pública do município de João Pessoa (PB). Para tanto, utilizou-se uma abordagem pluridisciplinar: ergonomia da atividade e psicodinâmica do trabalho, sob a ótica das relações sociais de gênero. Ao longo da investigação, foram realizadas observações da atividade e formaram-se comunidades ampliadas de pesquisa. No que diz respeito às participantes dessa investigação, contou-se com a colaboração de quarenta profissionais distribuídas entre três escolas. Com base na análise do material produzido, constatou-se que os principais motivos de inserção profissional dessas trabalhadoras na educação são profundamente marcados pelas relações sociais de gênero e condições socioeconômicas. Verificou-se ainda a discrepância entre trabalho prescrito e o trabalho real. Porém, percebeu-se que, apesar das dificuldades encontradas nas situações de trabalho, as professoras, por intermédio do uso de suas sensibilidades e criatividades, desenvolvem diversas formas de regulação da atividade, dando novas formas ao trabalho e inventando diferentes maneiras de articular-se a ele.

Keywords : Professoras; Condições de trabalho; Ensino público; Psicodinâmica do trabalho; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )