SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Working conditions and organization of teachers of public schoolsEmergent relattions after teaching textual responses with simple discrimanation procedure in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

NICOLINO, Victor Faria  and  ZANOTTO, Maria de Lourdes Bara. Revisão histórica de pesquisas em Análise do Comportamento e educação especial/inclusão publicadas no Jaba entre 2001 e 2008. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 51-79. ISSN 1516-3687.

A presente pesquisa tem como objetivo atualizar e aprofundar a revisão histórica do que vem sendo produzido em Análise do Comportamento e educação especial/inclusão com base na análise de artigos de pesquisa publicados no Jaba (Journal of Applied Behavior Analysis), no período compreendido entre 2001 e 2008. Os artigos (46) são analisados segundo as seguintes variáveis: participantes, tipo de pesquisa, delineamento, agente de mudança/ observação do comportamento, setting, medida do comportamento-alvo, procedimento de intervenção comportamental, tema, objetivo da pesquisa e resultados obtidos. Os resultados evidenciam que a maioria das pesquisas é experimental e usa como setting a escola do participante. O próprio pesquisador é o agente de mudança/observação do comportamento mais frequente, e o procedimento para estabelecimento de controle de estímulos específicos sobre repertórios é o mais adotado. A maioria dos participantes é composta de pessoas diagnosticadas com autism spectrum disorders, na faixa etária dos 6 aos 10 anos. O tema mais frequente é linguagem (respostas verbais vocais e não vocais), seguido do tema conduta, com pesquisas sobre autocontrole, comportamentos disruptivos, agressão/autolesão e contato inapropriado.

Keywords : Educação especial; Psicologia educacional; Psicologia experimental; História; Tendências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )