SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Revisão histórica de pesquisas em Análise do Comportamento e educação especial/inclusão publicadas no Jaba entre 2001 e 2008Constituição do professor-leitor: condições e compreensão de leitura em alunos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAMPOS, Heloísa Cursi  e  MICHELETTO, Nilza. Relações emergentes após ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples em crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 80-95. ISSN 1516-3687.

O repertório de leitura com compreensão tem sido verificado em testes de relações emergentes após o ensino por meio do procedimento de discriminação condicional. Este estudo teve o objetivo de verificar a emergência de relações após o ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples. Três crianças não alfabetizadas foram submetidas a pré-testes, ensino de comportamento textual de trinta palavras, pós-testes e testes de relações emergentes entre palavras faladas, escritas e figuras. Durante o ensino, cada palavra era apresentada e a nomeação correta era seguida de elogio. Quando ocorria erro, a experimentadora nomeava a palavra e a criança repetia. O ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples permitiu a emergência de relações. Um procedimento que minimiza a ocorrência de erros produziu aquisição de um repertório mais amplo do que o ensinado. Para crianças não alfabetizadas, esse tipo de ensino é de fundamental importância.

Palavras-chave : Discriminação simples; Equivalência de estímulos; Discriminação condicional; Leitura; Crianças não alfabetizadas economicamente desfavorecidas.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )