SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Emergent relattions after teaching textual responses with simple discrimanation procedure in childrenBehavioral history: effects of a reinforcement historu under FR over an ulterior performece under DRL in Wistar rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  SANTOS, Eline de Melo. Constituição do professor-leitor: condições e compreensão de leitura em alunos universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 96-111. ISSN 1516-3687.

Objetivou-se (i) investigar as condições de leitura de professores em formação inicial, dentro e fora do espaço dessa formação; (ii) avaliar a compreensão de leitura desses futuros profissionais quando em interação com diferentes gêneros textuais; (iii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento. Participaram nove alunos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período, de universidade pública do Recife. Realizaram-se entrevista para investigação da história de leitura e atividade de compreensão textual de uma crônica, um artigo científico e um texto de opinião. Verificou-se que os cursos de formação de professores favorecem o contato com gêneros ainda desconhecidos dos estudantes (artigo científico), mas os afasta de outras leituras (a deleite); que os participantes, de modo geral, compreenderam os três gêneros textuais; e que aqueles que têm maior contato com outras linguagens tiveram melhor desempenho na compreensão dos textos lidos.

Keywords : Compreensão textual; Condições de leitura; Gêneros textuais; Formação de professores; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )