SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Formation of reader-teacher: reading conditions and comprehension of university studentsEffects of signaling through the legends about the behavior of separating waste at a restaurant in a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BORGES, Nicodemos Batista  and  BANACO, Roberto Alves. História comportamental: efeitos de história de reforçamento em FR sobre desempenho posterior em DRL em ratos Wistar. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 112-126. ISSN 1516-3687.

Este trabalho pretende, inicialmente, apontar a importância dos estudos de história comportamental, assim como as definições necessárias à sua compreensão. Em seguida, apresentam-se algumas das mais relevantes pesquisas na área e algumas das lacunas deixadas por elas. Para discutir tais lacunas, um experimento foi realizado com o objetivo de verificar: (i) a existência ou não de alterações no desempenho de sujeitos sob esquema de reforçamento DRL, tendo eles passado por uma história anterior sob esquema de reforçamento FR; (ii) a transitoriedade de tais efeitos; e (iii) possíveis relações que permitem que esses efeitos ocorram. Nesse sentido, o experimento foi desenvolvido com ratos Wistar, submetidos a diferentes histórias de reforçamento - quatro sujeitos foram divididos em dois grupos, utilizando-se esquemas DRL, FR ou a ausência de submissão a um esquema. Os resultados demonstraram que as taxas de respostas sob esquema DRL, após história de FR, foram superiores às taxas desses mesmos sujeitos antes da submissão ao esquema FR; esses efeitos não pareceram ser transitórios, pelo menos na amostra analisada. Com base nos resultados, argumenta-se que os efeitos da história poderiam reaparecer em situações posteriores, mesmo após um período em que parecem ter sido apagados. Discute-se, finalmente, a possibilidade de que esses efeitos tornem-se evidentes em decorrência da fragilidade do esquema atual, bem como as possíveis aplicações e implicações da pesquisa para a área da análise do comportamento.

Keywords : Aprendizagem; História comportamental; Comportamento animal; Esquema de razão fixa; Reforçamento diferencial de baixas taxas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )