SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Constitución del profesor-lector: condiciones y comprensión de lectura en alumnos universitariosEfectos deseñalización por medio de legendas sobre el comportamiento de separar basura en restaurante de una universidade pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

BORGES, Nicodemos Batista  y  BANACO, Roberto Alves. História comportamental: efeitos de história de reforçamento em FR sobre desempenho posterior em DRL em ratos Wistar. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 112-126. ISSN 1516-3687.

Este trabalho pretende, inicialmente, apontar a importância dos estudos de história comportamental, assim como as definições necessárias à sua compreensão. Em seguida, apresentam-se algumas das mais relevantes pesquisas na área e algumas das lacunas deixadas por elas. Para discutir tais lacunas, um experimento foi realizado com o objetivo de verificar: (i) a existência ou não de alterações no desempenho de sujeitos sob esquema de reforçamento DRL, tendo eles passado por uma história anterior sob esquema de reforçamento FR; (ii) a transitoriedade de tais efeitos; e (iii) possíveis relações que permitem que esses efeitos ocorram. Nesse sentido, o experimento foi desenvolvido com ratos Wistar, submetidos a diferentes histórias de reforçamento - quatro sujeitos foram divididos em dois grupos, utilizando-se esquemas DRL, FR ou a ausência de submissão a um esquema. Os resultados demonstraram que as taxas de respostas sob esquema DRL, após história de FR, foram superiores às taxas desses mesmos sujeitos antes da submissão ao esquema FR; esses efeitos não pareceram ser transitórios, pelo menos na amostra analisada. Com base nos resultados, argumenta-se que os efeitos da história poderiam reaparecer em situações posteriores, mesmo após um período em que parecem ter sido apagados. Discute-se, finalmente, a possibilidade de que esses efeitos tornem-se evidentes em decorrência da fragilidade do esquema atual, bem como as possíveis aplicações e implicações da pesquisa para a área da análise do comportamento.

Palabras clave : Aprendizagem; História comportamental; Comportamento animal; Esquema de razão fixa; Reforçamento diferencial de baixas taxas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )